Assembleia Municipal de Resende

Município de Resende, Av. Rebelo Moniz, 4660-212 RESENDE

• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte

Mensagem do Presidente da Assembleia Municipal - 25 Abril

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Mas graças aos inumeráveis resistentes ao fascismo, graças ao movimento dos capitães, graças aos partidos, aos sindicatos, às universidades, às igrejas e às forças armadas do pós-Abril, graças a todos nós, vivemos hoje num Estado de Direito Democrático sem qualquer tipo de condicionalismo ou reserva. Por maior que seja a desilusão provocada por momentos menos positivos vividos ao logo destes 44 anos, não podemos nunca esquecer nem subvalorizar este tempo de liberdade democrática conquistada com muito sangue e muitas lágrimas.

O País é hoje uma realidade social, cultural e económica, que nada tem a ver com o Portugal de há 44 anos atrás. Com grande entusiasmo, construiu-se a universalidade na educação, na segurança social e na saúde. Aprovou-se uma nova Constituição assente na dignidade da pessoa humana, na liberdade e na defesa dos direitos humanos. Consagrou-se um novo patamar que possibilitou a igualdade entre homens e mulheres, fazendo-se apelo a uma cidadania organizativa, melhorando-se imenso as condições de vida dos portugueses nomeadamente na habitação, na saúde, na economia, nos meios de comunicação, nas oportunidades de qualificação para as novas gerações, na solidariedade para com os mais velhos, na participação e na liberdade de expressão. Hoje somos um País livre, e ontem não o éramos. Hoje somos europeus, e ontem estávamos “orgulhosamente” sós. Hoje vivemos numa democracia, e ontem sofríamos os horrores de uma ditadura.

Construímos um Estado social onde no passado havia miséria e desamparo. É certo que continuamos ainda com muitos problemas. Alguns são novos: o mais grave de todos é o envelhecimento demográfico e a quebra da natalidade. Outra situação preocupante, é a desertificação humana do interior. Mas, mais grave ainda, é a vulnerabilidade da nossa economia aos choques financeiros além fronteiras que destroem toda a arquitetura económica dos países mais frágeis. Muito recentemente, o nosso País sofreu as consequências desses choques internacionais. Hoje, esse período menos bom, está quase debelado graças à abnegação e à atitude sempre corajosa que caracteriza os portugueses. Mas como diz o poeta: “é nos momentos difíceis que se avalia a resistência de um Povo”. Nós somos oriundos daquela gente que desbravou mares nunca dantes navegados e que trouxe novos mundos ao mundo. Somos aquele povo que globalizou o comércio e fundou as grandes praças orientais. Somos um povo capaz de cumprir Abril em toda a sua dimensão interdisciplinar. As dificuldades sempre existiram e estas nunca nos derrubaram, porque sempre soubemos fazer das tormentas” Boa Esperança”. Resta-nos então perguntar: onde estará “Abril” no futuro?

Como escreveu Manuel Alegre: "tem que estar sempre no coração dos vocábulos da luz, que trazem a manhã guardada na secreta bagagem da alegria"

Jorge Machado

Documentos Online

Outubro 2018
S Q Q Q S D D

Visitas ao Site

Visitas [+/-]
Hoje:
Ontem:
Anteontem:

-1

Total de Visitas
Desde 20/09/2008 2 393 703

Mensagem do Presidente

• Mensagem do Presidente da Assembleia Municipal de Resende

Foto Galeria

• Assembleia Municipal de Resende

Iniciar Sessão

Ex.mo membro da Assembleia, por favor coloque as suas credenciais de acesso [login e password], para aceder à sua área privada.

A sua Opinião

O Portal da Assembleia é útil?

Estatísticas Gerais

Membros : 108
Conteúdo : 14
Favoritos web : 11
Visualizações de conteúdos : 31466

Quem está Online

Temos 95 visitantes em linha

:: Destaques

Disponível na secção de DownloadsDocumentação das Sessões / Ano de 2018 a Documentação necessária para a Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Resende, a realizar no dia 28 de Setembro de 2018.